Quem nunca pensou na possibilidade de pedir um empréstimo para realizar um sonho ou resolver alguma situação financeira delicada? Comprar um carro, adquirir um apartamento, tirar do papel o sonho do negócio próprio, quitar alguma dívida, alguma emergência… os motivos são vários! Entretanto, nem sempre ele é a opção mais indicada.
Mas um empréstimo pessoal é uma boa ideia? Sim e não! Vale a pena pedir um empréstimo para pagar uma dívida se você for gastar menos. Mas como assim? Usando de exemplo uma dívida no cheque especial (ou cartão de crédito), que pode ter juros que chegam a 8% ao mês para pessoa física: Se você ficar negativada em R$ 500,00, em seis meses, essa dívida se transformará em quase R$ 800,00. Neste caso, pedir um empréstimo pessoal com tarifas menores que essa, pode ser uma boa opção.
Ao decidir se você quer um empréstimo pessoal, é preciso pesar qual é o benefício que aquela compra te trará a longo prazo. É essencial fazer um planejamento financeiro antes de contrair a dívida, ok?
E quando o empréstimo não vale a pena? Compra de roupas, sapatos, móveis e eletrônicos, pagamento de viagens e similares precisam de atenção pois não configuram, necessariamente, em um investimento – diferente de pagar uma faculdade, um curso, uma reforma ou uma dívida já contraída. As pessoas tem prioridades diferentes na vida, mas vale a pena pensar muito bem antes de pedir um empréstimo para uma despesa não essencial, tá bom?