Quem nunca ficou impressionada com alguma foto rolando pela internet de alguma mulher que mudou totalmente os traços do rosto com a maquiagem? Sim, isso é possível e geralmente é feito utilizando técnicas de contorno do rosto. Ou seja, nada mais do que utilizar luz e sombra para dar “o truque” de que algumas coisas são menores e outras maiores.

Existem diversas maneiras de fazer o contorno no rosto: com corretivo, com base, com pó, com tudo isso junto… Cada pessoa tem sua técnica e isso não quer dizer que alguma seja pior ou melhor que a outra. Precisamos ir testando e vendo com qual nos adequamos melhor. A foto abaixo é a clássica mudança estilo Kim Kardashian de maquiar. Nela utilizaram corretivo e base para fazer o contorno. Não é o meu jeito predileto de contornar o rosto porque na hora de esfumar eu acabo misturando tudo e ficando com o rosto todo escuro. Mas quem utiliza essa técnica geralmente esfuma com pincel duo fiber.

contorno do rosto

Existe quem adora e se dá super bem com esse jeito de contornar. Eu prefiro preparar bem a pele normalmente, com produtos que sejam exatamente do meu tom de pele e depois ir usando um pó bronzer (sem brilho, totalmente opaco) para ir contornando. Tipo como a Lauren do Beauty Department mostrou nessas fotos abaixo.

como contornar o rosto

Meu passo a passo de preparação de pele e contorno do rosto é o seguinte: Começo passando base (com pincel de base) do tom exato da minha pele em todo o rosto e puxando para o pescoço também. Depois disso, passo corretivo do tom exato da minha pele nas olheiras, espinhas e manchinhas que quero esconder (com o dedo, dando batidinhas). Daí com um corretivo de um tom abaixo da minha pele passo nos pontos que desejo dar mais luz: queixo, abaixo dos olhos, parte frontal do nariz (bem retinho como na primeira foto), entre as sobrancelhas e abaixo das sobrancelhas – bem semelhante a primeira foto do post os locais que passo o corretivo mais claro (passo com os dedos também).

Depois, com um pincel de blush (tem que ser mais magrinho, não pode ser muito gordinho), utilizo um pó compacto opaco dois tons mais escuros que a minha pele nos pontos que quero escurecer: rente a linha do cabelo, no “papo” (logo depois da dobrinha do maxilar) e faço uma linha razoavelmente fina na bochecha (ali onde mostra na primeira foto do post) na vertical – para saber o local exato basta fazer a tradicional “boca peixinho”, onde baixar a pele é o local pra aplicar o pó compacto escuro. Esfumo todas essas linhas com um pincel de pó compacto gordinho. Para dar uma afinada no nariz, basta fazer uma linha reta com o pó mais escuro começando na sua sobrancelha e finalizando na ponta do nariz (na primeira foto do post dá pra ver direitinho onde escurecer para afinar o nariz) – para fazer isso utilizo um pincel de sombra fininho bem limpo (tem estar realmente bem limpo pra não correr o risco de ficar com o nariz rosa, azul, verde e estragar toda make) e esfumo com pincel de pó compacto gordinho. Para arrebitar o nariz (sem cirugia hehehehe) basta escurecer ao redor das narinas, abaixo do nariz. Lembre de sempre esfumar muuuuuuuuuuito bem – a ideia é criar um efeito de luz e sombra discreto, que as pessoas não notem o truque. A Lauren na montagem acima usou uma esponjinha para esfumar, funciona também. Para finalizar, pó compacto (ou solto, translúcido ou não) do tom da sua pele aplicado de leve e pouquinho com um pincel de pó. Atenção: nesse caso nunca utilizar a esponjinha do pó, porque vai cobrir todo efeito do contorno devido a alta cobertura que temos com a esponja. Se você gosta de muuuito pó, aconselho passar antes de contorno. Abaixo, os produtos que uso para preparar e pele e contornar o rosto.

produtos para contorno do rosto

Acho fundamental para maquiar bem entender (nem que seja um pouco) de luz e sombra. É simples: o que você quer esconder ou diminuir, escurece. O que você quer ressaltar ou aumentar, clareia. Lembre-se de que você precisa respeitar o seu tipo de rosto e ir testando para ver onde fica melhor escurecer e clarear em você. Se você já acha seu nariz fino, pode pular a parte de afinar o nariz, por exemplo. Se você acha que sua testa é grande demais, capriche em escurecer a linha próxima ao cabelo. Quando você entender a lógica da coisa, fica fácil destacar seus pontos fortes e esconder os que você não gosta. Quem aí tem alguma dica para contornar o rosto com sucesso?

Post Anterior

Talvez

Próximo post

Tipo certo de garoto errado

A Autora

Ivana Rebeschini

Ivana Rebeschini

Gaúcha, criadora do Verdade Feminina, publicitária, nascida em Porto Alegre, 28 anos e mãe da Demi (uma linda bulldog francês). Apaixonada assumida pelo mundo da moda e da beleza.