A moda agora é o Balé Fitness! Eu sempre amei balé e fiquei super interessada nessa nova modalidade. Quando eu era pequena fiz por muuuitos anos e era viciada. Mas com o tempo parei de praticar. Ano passado eu até fiz alguns meses de aula de balé novamente na Body One (Body Tech agora) mas acabei desistindo justamente por não ter o foco fitness (era maravilhoso, mas como eu só tinha 1h para malhar ou fazia o balé ou malhava). O balé fitness promete unir o corpo sarado e perda de peso com uma aula sem tédio – e o melhor é que você não precisa ter sido bailarina para praticar. É feito para pessoas comuns mesmo. Show, né? Criada há cerca de dez anos por Betina Dantas, educadora física e bailarina formada pela Royal Academy, a prática mistura movimentos de balé clássico e exercícios de força utilizando nosso próprio corpo como peso.
O exercício é uma mistura de movimentos no solo e na barra, com conceitos do balé clássico combinados com abdominal, agachamento, peitoral, tríceps, glúteo. É uma aula completa, para mulheres de todas as idades. E o melhor? Já tá presente em muitas cidades, inclusive Porto Alegre (eba!).
Helena Ruschel Py, professora de ballet e proprietária do Ballet Lenita Ruschel, em Porto Alegre, fez o curso com Betina Dantas, em São Paulo, para disseminar a modalidade aqui no Rio Grande do Sul. Já tá sendo o maior sucesso e eu estou louca para testar! O figurino? Nada de tutu, coque e sapatilha de ponta. Basta uma legging e uma sapatilha comum e já tá pronta para queimar muitas calorias. O método já conquistou Gabriela Pugliesi, Ingrid Guimarães, Danielle Winitz, etc. Quem não quer o corpinho de bailarina, né?